segunda-feira, 13 de junho de 2011

Hoje é dia de Santo Antônio!

E do meu aniversário! =)


Santo Antônio (Lisboa, 1195 - Pádua, 1231) é muito conhecido entre os católicos, mas admirável para qualquer seguidor de outra religião.

Ele também é mais conhecido como Santo Casamenteiro. Para mim, tal título não faz jus a totalidade de seus feitos na Terra. Quero mostrar aqui o seu lado intelectual, sobrenatural e contemplativo.

Quando se lê a história de Sto. Antônio logo conhecemos um homem que desde pequeno possui grande apreço pela espiritualidade. Reza a lenda de que ele tinha forte contato com a natureza (conversava com pássaros e até realizou sermões para peixes!) - não é a toa que era franciscano.

Dizem que quando ele era muito jovem, seu pai pediu para vigiar a plantação de trigo de sua fazenda, espantando os pássaros que vinham atrás dos grãos. Aborrecido e doido para ir numa capelinha próxima para fazer suas orações, simplesmente pediu que os pássaros o acompanhassem para uma sala da fazenda e ali permanecessem para que ele pudesse ir orar. As aves obedeceram.

Relatos contam que certa vez ele foi pregar em uma região chamada Rimini, mas as pessoas de lá não lhe deram atenção. Santo Antônio resolveu então pregar aos peixes, na beira de um rio. Diz que em pouco tempo uma "multidão" de peixes estavam próximos a margem, com a cabeça fora d'água como se escutassem o sermão. As pessoas então rapidamente se converteram, vendo tal fenômeno.



Muitos outros prodígios são atribuídos ao santo. O que mais me fascina é o milagre da bilocação (quando uma pessoa está em dois locais ao mesmo tempo). Dizem que Frei Galvão também conseguia tal feito.

No caso de Sto. Antônio, ele estava no meio de um sermão e, de repente, pediu licença aos ouvintes e ficou em um estado como se estivesse dormindo em pé. Então, ele surgiu em um tribunal onde estavam julgando o seu pai que respondia por um assassinato. No entanto, Sto. Antonio pediu que os juízes o acompanhassem ao cemitério e desenterrassem a vítima. Assim que o fizeram, o morto revelou que não havia sido o pai do santo que o havia matado. Perplexos, os juízes inocentaram o réu.

Por conta de tantas proezas, Sto. Antônio é um taumaturgo (grande operador de milagres) e foi canonizado em tempo recorde pela Igreja.

Milagres à parte, Santo Antônio era um grande orador e pregador do Amor Incondicional de Deus. Por isso, também é considerado um doutor da igreja. Algumas frases atribuídas a ele:

"Deus é Pai de todas as coisas. Suas criaturas são irmãos e irmãs".


"Uma água turva e agitada não espelha a face de quem sobre ela se debruça. Se queres que a face de Cristo, que te protege, se espelhe em ti, sai do tumulto das coisas exteriores, seja tranqüila a tua alma."


"A paciência é o baluarte da alma, ela a fortifica e defende de toda perturbação."


"Quem não pode fazer grandes coisas, faça ao menos o que estiver na medida de suas forças; certamente não ficará sem recompensa".


Não podemos esquecer de como ele buscava confortar os mais pobres e enfermos, oferecendo total solidariedade e amor, como um verdadeiro cristão.






Desta forma, Santo Antônio nos mostra como estarmos em perfeita harmonia com as Obras Divinas, em estado de tranquilidade espiritual e tendo fé no potencial que Deus nos alimenta, permite-nos viver em paz e felizes. Fico feliz por ter nascido no dia em que lhe prestam homenagens, assim pude conhecer melhor sua vida. Que seu exemplo nos faça refletir sobre nossa vida e nossa própria caminhada espiritual.


Até mais!


fontes: http://www.angelfire.com/ar2/jcarthur/stoantonio2.htm#Milagres
http://pt.wikipedia.org/wiki/Santo_Ant%C3%B3nio_de_Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário