sexta-feira, 16 de novembro de 2012

A neurose cristã




Outro dia li um texto (fonte abaixo) em que um budista dá um verdadeiro tapa na cara dos cristãos.

Eu, como tive formação cristã, tive que oferecer minha outra face. Até porque o budista não deu o tapa como um ato violento, mas daqueles que a gente dá no outro para fazê-lo despertar.

Muito do que ele diz é verdade. O cristianismo, como a maioria das religiões, funda-se bastante no medo e na dúvida.

Ele compara o nosso louvor a uma espécie de neurose. Convenhamos que nossa atitude cumpre bem os requisitos para ser considerada como tal. Falamos e louvamos um Deus que não sabemos ao certo se ele está ali. Nós cremos que sim, mas tal postura, no fundo, sempre alimentará a dúvida.

Cristão tem mania de perseguição, sempre anda pesado com a culpa por não entender o que se passa ou quais os verdadeiros desígnios de Deus para sua vida. Acha que se fugir um pouco dos limites impostos pela igreja, estará a mercê do mal (falando nisso, leiam um ensaio que eu fiz sobre o diabo neste LINK).

Um Deus que ama, mas ao mesmo tempo nos deixa expostos a todo tipo de incerteza. ”Fiquem alertas, pois nunca se sabe a hora final” (ou algo do tipo). E ainda por cima, no final, julgará as pessoas de acordo com a sua obediência.

Percebi que, mesmo sendo cristão, minha opinião é semelhante a do budista. Deixamos de ser discípulos de Cristo para sermos um bando de neuróticos. Seguimos loucos querendo obedecer a um livro que não se ajusta mais totalmente a nossa realidade. Temos medo uns dos outros, nos dividimos e achamos mais salvos do que os outros (inclusive entre nós mesmos, da mesma crença!).

Certamente, não era bem essa a ideia de Jesus quando veio nos deixar sua mensagem. As igrejas cristãs possuem um histórico problemático envolvendo questões políticas e econômicas o que possivelmente resultou na bagunça que temos hoje.

Só não concordo quando o budista fala que o mundo seria o mesmo sem Jesus. Quem capta sua mensagem pode se transformar em algo belo e seu auxílio espiritual é enorme. Mas, infelizmente, nós mesmos estamos alimentando essas impressões dos outros religiosos.

As pessoas parecem não ter noção do real poder que Jesus nos deu. Sugiro a você a fazer uma releitura da mensagem de Cristo e compará-la a seus hábitos ou a que sua igreja prega. Talvez você possa se surpreender com os resultados.




Jesus e Buda iluminam o mundo


Texto

Nenhum comentário:

Postar um comentário